sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Sacolinhas plásticas

Em minha cidade ( Jundiaí-SP ) e em algumas outras cidades do Brasil, foi aprovada a lei que extingue as sacolinhas plásticas do comércio. 
Tem os lados bons e ruins dessa medida.

Vamos listar alguns:

Motivos de sobra para abandoná-laMas porque ele é assim tão prejudicial para o meio ambiente?Bem, em primeiro lugar o saquinho plástico é um derivado do petróleo, substância não renovável, feita de uma resina chamada polietileno de baixa densidade (PEBD) e sua degradação no ambiente pode levar séculos, ou seja, seu tataraneto pode no futuro se deparar com o saquinho que você jogou fora hoje.No Brasil aproximadamente 9,7% de todo o lixo é composto por saquinhos plásticos, além disso a produção do plástico é ambientalmente nociva. Para produzir uma toneada de plástico são necessários 1.140 kw/hora (esta energia daria para manter aproximadamente 7600 residências iluminadas com lâmpadas econômicas por 1 hora), sem contar a água utilizada no processo e os degetos resultantes.Há um outro grande problema: a poluição dos mares por este tipo de lixo. Saquinhos plásticos no mar são confundidos por peixes e, principalmente, pelas tartarugas marinhas como águas vivas, um de seus alimentos. Assim ao ingerir o saquinhos as tartarugas morrem por obstrução do aparelho digestivo. Se você tiver oportunidade de um dia visitar o Projeto Tamar, verá que lá estão expostos vários cadáveres de tartarugas que morreram desta forma.Os saquinhos também são uma das causas do entupimento da passagem de água em bueiros e córregos, contribuindo para as inundações e retenção de mais lixo. Quando incinerado libera toxinas perigosas para a saúde.Texto retirado do site http://www.panovivo.com.br/

Agora vem minha crítica.
Nós precisamos levar nossas compras embora de alguma maneira. 
Eu tenho em minha casa várias sacolas retornáveis (que na minha opinião geram muito mais problemas do que uma sacolinha normal, pois é muito mais densa e é descartada muito antes do que deveria ser, pois sujam, ficam feias, desfiam, etc.
O fato é que com nossa vida corrida, nós trabalhamos o dia todo e na ida pra casa, resolvemos passar no supermercado. A história da sacolinha retornável já era, pois ficou em casa. 
Alguns supermercados oferecem as caixas de papelão que seriam descartadas para o cliente armazenar suas compras. Já outros, por uma questão de estética, não as disponibilizam.
Outro ponto que me deixa muito puto é o fator financeiro.
Os supermercados gastavam um dinheiro absurdo com sacolinhas plasticas, pois não se tinha controle sobre a distribuição e com o fim dessa distribuição gratuíta, esse custo deveria ser retirado do preço dos produtos, o que não houve, e mais, começaram a vender, geralmente por R$ 0,19, sacolinhas plasticas feitas de resina de milho, que são uma porcaria e geralmente se rasgam antes mesmo de sairmos do supermercado.
Bom, mais uma vez, quem paga a conta é o consumidor.
Eu só acho que as mesmas pessoas que verificam se o comércio está ou não distribuindo sacolinhas plásticas, deveria verificar a qualidade das que são vendidas.

Ótimas compras. E não se esqueçam de levar a sacola retornável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário